quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Saiba usar as TIC's





(Denis Delamare)

Limites das TI's



As TI's são uma ótima ferramenta para o auxílio dos processos gerencias e operacionais que o homem executa. Mas isso tem limite. As TI's podem até diminuir o número de pessoas que trabalham em um setor, mas nunca pode substituir totalmente a ação do ser humano. Nem que seja para apertar um botão, fazer a interpretação de uma ação ou gerenciamento da máquina. As TI's sem o homem são de nada, pois elas não são feitas apenas pelo homem, mas para o homem.

(Denis Delamare)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ERP

Enterprise Reosourse Planning(ERP), também chamado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial consiste numa ferramenta utilizada para gerir informações nas diversas áreas empresariais. Todos os processos são documentados e contabilizados, gerando negócios bem definidos e permitindo maior controle sobre alguns pontos vulneráveis do negocio.
O ERP é um software de planejamento dos recursos empresarias que fornece informações geradas a partir do processo operacional, para agilizar e tornar eficiente as ações da empresa. Permite um planejamento estratégico mais seguro e garanti a flexibilidade para que a empresa possa crescer e solidificar seu diferencial.

Customer Relationship Management (CRM)

CRM ou Estratégia de relacionamento com o cliente é um software com a função de capturar, processar, analisar e distribuir os dados, para diversas áreas da empresa, visando à antecipação das necessidades dos clientes atuais e a prospecção de novos clientes. Para as empresas, o CRM, juntamente com o TI, aperfeiçoa o processo de gerenciamento de relacionamentos entre os diversos públicos (interno e externo) da empresa.

Manufacturing Execution System

O Sistema M.E.S. serve para a melhoria do desempenho e da integração do PCP (Planejamento e Controle da Produção).

Funções:

- Gerência dos lotes de produção;
- Gestão detalhada de recursos incluindo sequenciamento, liberação, monitoramento, de equipamentos,
- Alocação e coordenação de recursos humanos e ferramental;
- Instrução de trabalho;
- Rastreabilidade.

Exemplos:

- Material transferido de um local de armazenagem para outros;
- Baixa de material a partir de um local de armazenagem


(Denis Delamare)

Supply Chain Management




Bem, vamos tentar explicar o que é isso.
''O SCM - Supply Chain Management tem por base a necessidade de criação de valor ao longo da cadeia de serviços de uma empresa é cada vez mais determinante para o ganho de competitividade no mercado.'' ( retirado do site http://www.orangeye.com/index.php?id=29&lang=pt ).

Pra comerçamos o SCM é uma ferramenta de TI que possibilita o controle dos suprimentos com uma maior eficácia isrto é para as empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.Esta ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada nas grandes corporações do mundo inteiro.Podemos dizer que a Logística e responsável pela integração interna das empresas, já o SMC e responsável peça integração externa da empresa,pois atua como na coordenação dos fluxos de materiais e informaçãos aos fornrcedores e ao consumidor final.

E- Sales


É uma tecnologia de informação B2B, que auxilia no gerenciamento completo dos pedidos de vendas e que segue pré-condições comerciais onde vendas não são realizadas sem elas.
O Recebimento dos pedidos de vendas dos clientes é de forma eletrônica e integrada.
Há envio de nota fiscal eletrônica facilitando a otimização do processos fiscais e contábeis do cliente.

Benefícios:

- Melhoria na relação com clientes e parceiros comerciais;
- Maior agilidade e eficiência da equipe comercial;
- Redução de erros nos pedidos e consequentemente, nas entregas;
- Redução do ciclo de vendas;
- Redução dos custos com papel;
- Redução da mão-de-obra.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Enterprise Information Portal

O termo EIP, expressão da moda para definir o que é Um portal corporativo, surgiu num relatório publicado pela corretora americana Merril Lynch, em 1998. Está lá, numa tradução livre: "Um Enterprise Information Portal (EIP) nada mais é que um portal de informações empresariais que permite aos funcionários de uma companhia acessarem dados interna e externamente. Os portais corporativos estão interligados com bases de dados, fornecem maneiras de integrar os mais diversos sistemas e processos existentes dentro da corporação e oferecem aos usuários um caminho único para personalizar as informações necessárias para a tomada de decisões".

Aplicação

Os EIPs são a melhor aplicação prática do conceito de business-to-employee (B2E), pelo qual o relacionamento da empresa com seus funcionários ocorre através de um portal personalizado. As aplicações dessa tecnologia são inúmeras. Uma das mais populares, e já bem desenvolvida no Brasil, é o chamado RH self-service, no qual os funcionários podem controlar diretamente os pedidos de reembolsos, prestação de contas, viagens e outras pendências com o departamento de recursos humanos. Num passo mais adiante, esse sim ainda longínquo, o B2E vai permitir que os funcionários tenham sua própria página pessoal dentro dos EIPs, com todas as suas características pessoais e informações de interesse profissional. Será uma total personalização da tecnologia, com possibilidades infinitas de funcionalidades, como convidar parceiros para oferecer produtos e serviços ligados a um assunto da preferência do funcionário, recomendar sites importantes para seu desenvolvimento profissional, sugerir a leitura de determinados relatórios, trocar informações com colegas e por aí vai.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

e-Procurement

O eProcurement é uma solução que permite otimizar os processos de compras de materiais e serviços, tais como: cotação, negociação e emissão de pedidos. Já as soluções de Relacionamento com Fornecedores, por sua vez, tornam possível a automatização dos processos com os fornecedores já contratados, através de um portal de relacionamento. A solução integrada envolve três etapas principais:
Strategic sourcing - negociações eletrônicas e contratos. Etapa preparatória para automatizar os processos de compra da empresa, que tem por objetivo a consolidação de catálogos e contratos
eProcurement - automatização dos processos de abastecimento o requisitante é liberado para comprar produtos através da ferramenta acessando catálogos pré negociados pelos compradores
Portal de relacionamento com fornecedores - gerenciamento, controle e otimização. Integrações com os sistemas de ERPs e incorporação do portal colaborativo com fornecedores estratégicos para um maior controle .

Aplicações
Otimizar os processos de compras
Automatização dos processos com os fornecedores

Benefícios
Automação dos processos de compras
Otimização do processo de negociação, permitindo redução de preços de materiais e serviços Acesso a uma base de fornecedores qualificados.
Permite integração com sistemas de gestão (ERPs) e sistemas legados
Agilidade nas informações trocadas com os fornecedores, incluindo projeção de demanda, recebimentos de materiais e serviços, além de pagamentos de notas fiscais.
Otimização do trabalho das equipes que atendem fornecedores (compras, almoxarifado, contas a pagar, planejamento e controle da produção, etc.)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL


O SIG é um sistema integrado de apoio à tomada de decisões, proposto como uma ferramenta essencial para implementar a modernização da gestão da organização. Este sistema integra e consolida os dados operacionais e históricos de todos os demais sistemas corporativos de uma organização, alimentando o processo de tomada de decisões na organização com informações gerenciais e estratégicas. Como produto, o SIG gera um conjunto de relatórios e/ou gráficos de gestão, não apenas da organização como um todo, mas também de cada departamento.

Celular ou Computador?
Com os avanços tecnológicos, aos poucos o celular e o computador estão se fundindo em um só. Com isso daqui a algum tempo, assim como o Vídeo K7 foi substituído pelo DVD, o celular pode substituir o computador. E você, acredita que isso seja possível?

Essa cherge mostra como a tecnologia está avançando. Através do computador podemos controlar coisas a longa distância.
O que é uma Intranet? Será que eu preciso disso?

Intranet é um portal, como se fosse um website, que roda numa rede local, hospedada num servidor interno, independente de acesso à internet. As vantagens de se implementar uma intranet são muitas mas, a mais convincente de todas ela é que o gasto com impressões de formulários, circulares e documentos cai significativamente já que todas essas informações estarão on-line, em qualquer micro que estiver na rede. Outra vantagem é a facilidade com que os funcionários encontram as informações que precisam. Informações públicas da empresa divulgadas de forma clara reduzem consideravelmente a quantidade de ligações e e-mails internos; isso representa maior produtividade e aproveitamento do tempo. Não existem nenhuma restrição para implementação de uma intranet. Qualquer empresa pode ter o seu portal interno de comunicação mas é claro que, numa loja onde trabalhem apenas 5 funcionários e que não haja nenhuma perspectiva de que esse quadro de contratados cresça, talvez a intranet torne-se algo pouco útil. Numa empresa, independente do porte, onde haja uma separação de departamentos, ou seja, existe uma área de recursos humanos, uma área comercial, uma área contábil e etc. um projeto de intranet passa a ser totalmente viável.
Tecnologia: Inovação social contribui para melhorar qualidade de vida - Congresso das Comunicação

Paul Miller criou o School of Everything, um projecto de Internet que pretende democratizar o ensino criando redes de contacto entre pessoas que querem ensinar e outras que querem aprender, e defende que, no futuro, muitos dos sítios vão ser sobre eficiência energética.
"Em 2015, a informação sobre energia vai ser tão comum e sofisticada como a informação financeira", disse Paul Miller, exemplificando com a plataforma AMEE que mede os gastos energéticos das actividades humanas.


Mais informações em: http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=372612&visual=26&tema=7
Crise tende a reduzir aportes em tecnologia da informação

Com a atual conjuntura de turbulência nos mercados globais, a tecnologia da informação (TI) corre o sério risco de ver sua participação nos orçamentos das empresas ser atingida diretamente. Assim como muitas vezes acontece com o marketing e a publicidade, os aportes em TI também costumam encabeçar a lista das primeiras áreas a serem excluídas das previsões de gastos para o ano seguinte. Pode-se dizer que essa "preferência" está ligada a uma questão cultural.

A notícia completa encontra-se em: http://www.amanha.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?NoticiaID=dafc44c3-cd10-4f9a-bbf8-ce82bb7fb0d9

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Os especialistas tentaram saber, com base na evolução e na actual situação da tecnologia, de que forma os valores e as condutas humanas mudaram ou vão mudar, tentando traçar uma previsão para o ano de 2020.

Um das conclusões apontadas é que a forma como interagimos com os computadores está a atingir uma diversidade nunca antes vista. Se agora a maioria das pessoas ainda usa o “velho” duo rato/teclado, daqui para a frente outras formas de interacção vão começar a aparecer, procurando usar as características mais naturais do ser humano, como o toque e a voz. Um dos exemplos dados no relatório, é a consola Nintendo Wii, que permite controlar a máquina através dos movimentos corporais.

Para ver o cartoon entre no site: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_2N5PJD1SDwA/R_VR_SWYqCI/AAAAAAAAAiY/oGZOuNy496E/s400/Homem%2Bm%C3%A1quina%2Bcartoon.gif&imgrefurl=http://galeriacores.blogspot.com/2008/04/homem-mquina-cartoon-animado.html&h=310&w=400&sz=308&hl=pt-BR&start=1&um=1&usg=__QRKywZOX8sFoqf2lowLQcCk-Qdg=&tbnid=4YNuq1_tM6HiZM:&tbnh=96&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3DTecnologia%2Bda%2BInforma%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bcartoon%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt
Você sabia?

E-commerce (electronic commerce) - é a compra e venda de bens e serviços através da Internet, em especial a World Wide Web. Entre as formas mais comuns de E-commerce estão (outros e-termos) :

E-tailing (electronic retailing) - venda de bens através de lojas virtuais baseadas em Web sites com catálogos on-line

Market Research - Obtenção e uso de dados demográficos obtidos através de contatos via Web

Electronic Banking / Internet Banking - venda de produtos e serviços bancários, tais como pagamentos de contas, transferências, consultas, etc.

EDI (Electronic Data Interchange) - Troca de dados entre empresas através de padrões estabelecidos

E-mail e Fax - meios de prospecção de novos clientes e comunicação com clientes já estabelecidos

Business-to-business - Compra e venda de bens entre empresas

Segurança - Autenticação dos agentes de negócios (comprador & vendedor), bem como controlar o acesso aos recursos disponibilizados, tais como páginas da Web, para usuários registrados ou selecionados.

http://www.qualisoft.com.br/sabia.asp
Uma pesquisa realizada com 1,2 mil organizações em todo o mundo mostra que os executivos não estão aproveitando ao máximo os investimentos em TI.

http://tecnologia.terra.com.br/negocioseti/
Desafios do e-business

Toda equipe envolvida em um projeto de e–business deve estar atenta para os fatores críticos proporcionados por esta abordagem. Os desafios neste ambiente dinâmico podem ser classificados em cinco categorias:
Estratégico: os desafios devem ser observados em um horizonte de tempo de médio ou longo prazo. Assim, o cuidado com a tecnologia é fundamental, assim com esclarecer a missão, os objetivos, e o método utilizado pelo projeto. Um plano de negócio é o melhor instrumento para reunir todas as preocupações relacionadas a este problema e esclarecer qual será o modelo de negócio adotado.


Outros desafios são encontrados em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2004/06/03/as-muitas-faces-do-e-business-e-como-encara-las/
Tipos de Sistemas de Informação na empresa

Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web. Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração, como Integração que é obter vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados. O outro desafio é ter visão ampla, pois na filosofia da administração os administradores são treinados para gerenciar uma linha de produto e não a organização inteira como é exigido pelos sistemas integrados e redes setoriais. Estes desafios exigem enormes investimentos.


Leia mais no Site: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/738/tipos_de_sistemas_de_informacao_na_empresa

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Barateamento dos Hardwars

Os Hardwares tem se barateado tanto que faciltou-se o seu acesso às classe mais baixas, economicamente, da sociedade.
(Denis Delamare)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008


Em um mundo que evolui cada dia mais em termos de tecnologia da informação, não utilizar computador e internet se torna essencial a todos...

domingo, 9 de novembro de 2008


Cada Dia que passa, vemos como a Tecnologia avança...
Um exemplo, é que hoje podemos fazer nossas compras pela internet.
O que levava tempo para ser feito, hoje é feito com apenas um CLICK...
01. O QUE É COMÉRCIO ELETRÔNICO?

Resposta:

Comércio eletrônico (ou e-commerce) é a automação das transações comerciais pela utilização das tecnologias de informática e telecomunicações.

É a mais nova forma de comércio global, que reúne um universo de pessoas, empresas e produtos aos milhões. É um fantástico e moderno meio de comércio onde pode-se comprar e vender absolutamente de tudo, em qualquer lugar do mundo, com custos reduzidos, grande rapidez e eficiência. Esta forma de comércio tem mudado a maneira das pessoas e empresas encararem a atividade comercial e vem crescendo principalmente pelo uso popular da internet.

Nos dias atuais, é possível acessar este amplo mercado e oferta de produtos de um micro computador em casa, no escritório, de qualquer ponto onde se tenha um telefone, até mesmo de palmtops e telefones celulares.

O contato entre o provável comprador e o vendedor se dá por meio eletrônico sendo que, na maioria das vezes, as partes nem se que se viram ou se falaram e talvez isso não ocorra no futuro em outras transações.

A busca de produtos por meio eletrônico hoje, é a segunda atividade mais importante dos usuários da internet, perdendo apenas para o correio eletrônico.


(Natália de Matos)

E-business
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


E-business, acrónimo do inglês Electronic Business, é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na Internet. Muitas vezes é associado ao termo comércio eletrônico.
Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc.
Conjunto de sistemas de uma empresa que se interligam e interagem com os sistemas de diversas outras empresas servindo como a infra-estrutura do e-Commerce (
comércio eletrônico).
E-business tem como aplicação a criação de sistemas capazes de prover comunicação entre empresas agilizando os processo de compra e venda entre as mesmas, existem inclusive sistemas que fazem pedido automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos, facilitando assim todo o processo de fabricação e venda, melhorar a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda pelos mesmos.


(Natália de Matos)

sábado, 8 de novembro de 2008

Por que não

(Pollyanne Soares)

Será que as empresas e as pessoas estão acompanhando a evolução tecnológica?


Num mundo cada vez mais globalizado, a necessidade da interação homem-máquina cresce constantemente. Muitas empresas estão investindo nessa interação como um diferencial. Contudo, ainda existe barreiras a serem quebradas: culturais, sociais, economicas, entre outras. Tal investimento, antes de qualquer máquina, deve ser realizado nas pessoas, nos profissionais, desenvolvendo a mão de obra existente, a dignidade social e cultural, o direito ao acesso a novas tecnologias e também ao aprendizado. Dessa forma, vários serviços ineficientes prestados a sociedade podem sofrer modificações positivas. Lógico, que isso não é a cura para tais problemas, mas um passo para solucioná-los.
(Pollyanne Soares)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sistemas Colaborativos Parte 1

Antes de entrar no mérito da questão defiremos o que é colaboração:

"A colaboração é um princípio de trabalho em conjunto que produz confiança, integridade e resultados através de verdadeiro consenso, propriedade e alinhamento de todos os aspectos da organização”. (definição utilizada por Anabela Sarmento)

A Colaborção, seguindo a definição acima, tem com aspectos fundamentais o trabalho em equipe alinhado a concenso e dos apectos da organização que não são atingidos sem ter comunicação, coordenação e cooperação.

Ambiente de Colaboração


Deve-se ter na nos ambientes colaborativos, uma comunicação independente de espaço e tempo para facilitar a formação de equipes com diferentes especialidades, mas que visam um objetivo comum. Resumindo deve haver comunicação+ coordenação + cooperação.


(Lelo Rios)

(Continua...)

domingo, 2 de novembro de 2008

Dado x Informação

Na aula de TI de sexta-feira 31/10/2008, discutimos qual seria a diferença entre dado e informação. Vejamos o significado dessas palavras:

"Dado: Elemento de informação, ou representação de fatos ou de instruções, em forma apropriada para armazenamento, processamento e transmissão por meios automáticos"

"Informação: Conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante de análise e combinação de vários informes. Conhecimento de fatos ou de outros dados fornecidos à máquina a fim de se objetivar um processamento."

Fonte: Novo Dicionário Aurelioed. Revista e Atualizada. Editora Positivo. (Pg. 598 e 1104)

Conclusões que podemos tirar : dado é representação de elementos que a principio não fazem sentido algum e que não servem como base nenhuma para conclusões. Com o processamento e otimização de dados temos a Informação que é muito útil para as empresas se trabalhadas corretamente. O desafio das Organizações atualmente, não é a falta de dados e sim conseguir tranformar tais, em informações coerentes e que sirvam para o planejamento e controle das Empresas.